9.12.09

Ent[R]evista – Outset [RN]



Por Rafael F.

Eles são guerreiros experientes. Oriundos de grandes bandas de rock extremo, o OUTSET é uma espécie de banda de férias que se tornou oficial. Pegada forte, contestação política e desgraceira social é o ambiente que esses 5 bons moços destilam suas doses de distorção e agressividade. Dispensando mais apresentações, segue o papo que tive com o amigo Pedro Henrique, vulgo P.H., guitarra e porta voz do grupo.

Vocês gravaram recentemente o ep "Living the Outset" depois de um hiato de alguns anos sem aparecer no cenário do rock extremo. Resurgiram das cinzas?
A banda nunca deixou de produzir mesmo quando esteve parada. Desde 2003, ano em que a banda foi formada, lançamos de tempos em tempos algum material. O primeiro registro do Outset foi logo em 2003 na coletânea "Natal Metal 2". Em 2005 lançamos a 1° demo "Welcome To The Outset" contendo 8 músicas inéditas e agora em 2009 acabamos de lançar pela Gallery Prod. a 2° demo "Living The Outset" que contém 4 novas músicas. Durante esses 6 anos de existência, mudamos várias vezes a formação mas nunca deixamos de produzir. Então creio que estávamos mais para um vulcão adormecido do que para um ressurgimento das cinzas.

Fala um pouco do processo de composição do "Living the Outset". Esse disco tem uma pegada mais agressiva, isso é reflexo dessa nova formação?
Passamos um tempo sem baterista depois que Felipe Nolla (Ex-Expose Your Hate) também deixou o Outset. Testamos alguns caras que não se encaixaram na proposta levantada pela banda. Então resolvemos chamar de volta Douglas para tocar conosco. Ele fez parte da 1° formação em 2003 chegando a registrar em estúdio 2 músicas que foram lançadas na "Natal Metal 2". Depois que Douglas voltou, começamos rapidamente e de forma natural as composições para a 2° demo. Decidimos então que gravaríamos 4 músicas novas para lançar uma outra demo ou então um Split com outra banda na linha. Como não chegamos a nenhum acordo com outra banda, decidimos lançar uma prévia do nosso full-lenght. O processo de composição foi fácil: muito ódio, instiga, vontade de tocar e ver mais um trabalho concretizado.
Quando falo em ódio, quero deixar bem claro que acredito na transformação desse sentimento enraizado culturalmente como sendo algo apenas negativo em algo positivo. Se eu sinto ódio contra algo ou alguém eu não preciso necessariamente destruir ou matar. Posso durante esse sentimento transformá-lo em contestação coerente através de um texto raivoso ou uma letra que resuma toda a minha decepção com as mazelas diárias da vida. Sem precisar violar a integridade de alguém. Para o lançamento dessa demo tivemos mais uma vez o apoio do grande brother Emydio da Gallery Productions do CE. e Hermam PriestKiller que mixou e masterizou mais uma vez nosso trabalho.

E essa parceria com a Gallery, como rolou?
Quero deixar aqui nosso imenso respeito e agradecimento pela ajuda da Gallery desde 2005. A Gallery é um selo de Fortaleza - CE que apoia o Outset desde 2005 e não pensou 2 vezes em nos apoiar nesse novo trabalho, mesmo contendo apenas 4 músicas. Emydio é um grande batalhador da cena e tem nosso imenso respeito pelo trabalho realizado ao longo de todos esses anos de dedicação. Quando eu fiz um show com o Expose Your Hate em Fortaleza conversamos e explicamos o que estávamos fazendo com o Outset no final de 2008 e ele prontamente nos apoiou nessa nova investida da banda.

Tenho a impressão que a movimentação do som extremo deu uma baixa nesses últimos anos aqui no Nordeste. Tire essa minha má impressão?
Não creio que tenha rolado uma baixa. Creio que isso seja uma herança do que era chamado outrora de underground. posso falar pelo que rola aqui no estado, na PB e no CE já que tenho amigos que movimentam a cena e também tocam em bandas. Aqui em Natal temos o Animal Fest e outros festivais organizados pelos guerreiros que realmente amam e fazem algo para ver as bandas do estilo tocando. O festival DoSol abre espaço para bandas extremas também, como podemos ver em 2008. Na Paraíba, pelas informações que tenho, parece que está um pouco mais devagar e mais difícil de se realizar. Em uma conversa com Henrique Grilo (Fucinho de Porco) ele me disse que os shows em João Pessoa estavam parados. Mesmo assim isso não reflete a produção das bandas, ótimas bandas diga-se de passagem. Já no Ceará a coisa é bem mais adiantada.

Quais são os próximos passos que a banda pretende dar. O hecatombe se aproxima. O tempo urge...
O próximo passo da banda é finalizar a pré-produção de 15 novas faixas, trampar mais um pouco nelas pra lançar nosso full-lenght em breve. Se der tempo, pretendemos entrar em estúdio no começo de 2010 pra começar as sessions de gravação. Em seguida é dar continuidade ao trabalho e tocar por aí depois que o CD for lançado. Até lá temos muito trabalho ainda.
Muitas pessoas esperam com ansiedade a hecatombe, pois investiram pesado para tirarem seus lucros com a desgraça do mundo. Diariamente vemos como a humanidade se empenha em melhorar algo, enquanto outros investem na degradação do indivíduo, desvalorização da ciência e super valorização dos mitos que continuam a alienar a humanidade por milênios. É daí que tiramos nossas letras, nossas inquietudes e nossos questionamentos acerca da maldade humana e de como ela se prolifera ao longo de todos esses séculos. Sempre haverá uma parcela investindo no medo, na paranóia, na humilhação e na privação dos pensamentos. Isso rende muito, como podemos constatar, as igrejas estão lotadas de falsos profetas ministrando o medo eterno e o ódio contra aqueles que não seguem suas ordens. A indústria bélica, justamente aos políticos e lobistas também enchem seus bolsos com essa nova paranóia do terror, do extremismo islâmico e da intolerância religiosa, enquanto os jovens dentro do seu próprio território se massacram em universidades. No Brasil a falta de educação é lucrativa para quem precisa da burrice alheia para se eleger e continuar semeando a ignorância por anos com falsas promessas, garantindo votos e muito dinheiro para suas safadezas ao longo dos anos. Portanto, creio que o hecatombe já está aí. O que virá a seguir será apenas o grande final. hehehehe

[+] www.myspace.com/outsetbr

Um comentário:

Victor de Almeida disse...

Pessoal,

Satisfação é toda nossa... Vamos fortalecer a ponte Maceió-Natal! Receberam o e-mail que eu passei? Vamos trabalhar nisso aí, sim!

AbRaços a todos!