23.5.08

Curto Circuito Underground!

cartaz do Curto Circuito Underground 2008

por Rafael F. e Leandro Menezes


Em sua segunda edição, o festival Curto Circuito Underground apresenta 21 bandas do cenário undergrond nordestino. Esse ano o festival será organizado em 03 Etapas [25/05, 01/06 e 08/06]. A barulheira rolará na Estação Ribeira [Natal-RN], com abertura dos portões pontualmente às 15h. Conversamos com Glauber Corroído, um dos organizadores do evento, que conta pra gente a façanha de realizar três dias de muito barulho....


Como surgiu a idéia de criar o curto circuito underground?
A idéia veio de uma ruma de meninões drogados e bêbados que estavam a procura de eventos legais, com as bandas toscas da cidade que sempre rolava pela ribeira velha de guerra e em locais divertidos onde a marginalidade corria solta na veia. Pensamos em tomar uma atitude de colocar alguma coisa pra frente e não ficar só na espera das casas de shows daqui de Natal. Metemos a cara a tapa mesmo nessa bagaça aí! Esperando agradar uma galera que curtia os shows lendários no “MP3” e “vice-versa”. Inicialmente, o Curto Circuito seria em dois finais de semana, sendo que descolamos os contatos de uns conhecidos que curtiam a cena daqui de Natal e que tocariam aqui sem cobrar cachê. Diante disso, decidimos realizar o evento em três finais de semana. Esse ano tentaremos realizar a mesma coisa sem repetir muitas coisas da edição passada,dando o lucro como uma ajuda de custo as bandas de fora e fugir de alguns erros que cometemos nas edições anteriores.

E os convites pra as bandas, como rola? Vocês recebem o material, fazem inscrição? Conta pra gente esse processo...
O convite é feito diretamente com as bandas camaradas. Há bandas que entram em contato direto também, mostrando seu material com uma tremenda vontade de se apresentar por aqui. Bandas que não só fica na espera de shows, mas, a galera que vivi nos corre realizando a coisa diretamente do seu próprio bolso. A maioria das bandas nos já conhecemos e já fomos a alguns bons shows delas. Convidamos a galera que tá na ativa, mostrando empenho, colocando material novo na praça e perturbando nossos ouvidos.

Nos últimos eventos ''rockeiros'' da cidade os organizadores falam da ausência de público e da dificuldade crescente em fazer bons eventos. Diante disso, como tornar viável a realização de um evento o qual vocês tiram todos os custos do bolso e tem que contar com a boa vontade das bandas, assim como do público?
Pois é, metemos a cara nessa... Agora tamo fudido! hehehehe... Temos que colocar a coisa pra andar! Uma boa divulgação é uma tremenda arma, sendo que tem que ser feita não só na frente do PC. O povão não tem net no seu dia-a-dia. A entrada dos eventos tem preços camaradas também, incentivando o público a ir ao local a entrar. Que não fique do lado de fora, só na espera daquela velha “promoção”. Uma divulgação pela cidade, no boca a boca, por panfletos e por cartazes, de todo jeito possível, também é válida. Só assim podemos esperar a presença de um bom publico, né ?

Na escalação do festival vocês conseguiram mesclar bem novas bandas com outras mais experientes. Isso ajuda quem tá começando?
Tentamos fazer essa mescla sim. Mas foi um pouco difícil fazer a combinação das bandas nos três dias. Colocamos todos os estilos em cada um dos três dias, não ficando um dia só do metal, outro só do hardcore, coisas do tipo.Colocamos as bandas iniciantes abrindo pra aquelas já mais experientes. Com isso o público conhece a nova banda e faz seu julgamento. E vocês o quê acharam da programação desse ano? Heheheheheehee.

Estaremos lá pra curtir com certeza e fazer a velha pergunta: “vai fáfá?”. E sobre a cena local e nordestina, no que se refere ao rock mais bruto e acelerado, a quantas anda?
Cara anda a 180 km/h! A cena local e do nordeste não deixa a desejar! Tem muita coisa rolando por aqui que tá só na falta de lapidação. Muita banda do sudeste fica de cara quando vem tocar por aqui e vê bandas locais boas mesmo, com qualidade fudida, e com um público muito louuuuco e chapado gritando as letras, contagiando todo mundo. Temos belos exemplos nos últimos tempos como do E.Y.H., Facada, Cätärro, Diagnose, S.O.H...

Junto ao Curto Circuito rolará outros festivais paralelos nas outras capitais nordestinas?
Esse ano a gente tinha essa idéia e tentamos fazer esse intercâmbio entre as bandas, uma tocando na casa da outra e no fim de semana seguinte ocorria o processo inverso... Isso foi discutido e foi dado o ponta pé inicial: bandas daqui de natal irão tocar em João pessoa e as de fora tocariam aqui na seqüência, fazendo, assim, umas mini-turnês legais e eventos legais com bandas de vários estados, onde cada cidade dava o seu jeito na organização do evento local.

Então é isso aí. Nos vemos por lá!

[+] http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=278259
[+]
http://www.fotolog.com/ramuf_um

2 comentários:

Lado [R] disse...

Eventuais erros de grafia, acentuação, concordância ou qualquer merda do tipo pode aparecer nas entrevistas. Não ligamos para isso. Se achou ruim torne-se revisor do blog.



Não nos responsabilizamos pelas respostas dos entrevistados nem pelas perguntas feitas. Um grande "Fuckoff" para a Senhora responsabilidade

Grato

os editores.

Lado [R] disse...

Aqui não tem porra nenhuma. Não creditamos nada e não estamos nem aí p/ isso.O que você tá fazendo aqui?

Todas as fotos : divulgação.

Viva o plágio criativo. Não somos responsáveis e odiamos trabalhar.

[F.]