12.11.09

Mazagão Velho e a Festa de São Tiago





Por Daniel Penado


A história é a seguinte: tem um lugar que se chama Mazagão Velho, pequeno vilarejo de origem luso-africana, que surgiu em 1770 como colônia para acolher 163 famílias que fugiam da costa do Marrocos, do quebra-pau que tava rolando entre cristãos e mulçumanos. O que mais me intriga é como um bando de gente chegou num lugar de tão difícil acesso: Mazagão fica há 1h30m de asfalto, mais um monte de estrada de terra e 2 balsas de distância de Macapá [AP], Amazônia, Brasil.

Faz 232 anos que essa cambada de portugueses e africanos relembram, durante 12 dias, como o soldado misterioso (o São Tiago) ajudou os cristãos à vencer as tropas do Rei Caldeira.
A festa recria todas as batalhas dessa guerra (é muita coisa, não vou falar tudo aqui) que é encenada pelos próprios moradores, cheio de imprevistos já que não tem ensaio, tudo na tora mermo. Para acompanhá-la, deve se ter no mínimo muita disposição. Acho que durante os 5 dias que passei lá, rolava pausas de 2 horas por dia, que era das 4hs às 6hs da manhã. A partir disso, já começava a soar tambores pelas ruas, fogos e o escambau fazendo zuada: a parada é extremamente tensa, politicamente incorreta, demasiadamente conturbada, cavaleiros de pinote pelas ruas, gente gritando, e tome mais fogos e tiros, um verdadeiro rebuliço.

Cenas surreais, como a de cavalos entrando na igreja, “caixas” (espécie de alfaias) levando um som extremante tribal para cristo, o baile dos mascarados no qual só entra homems de máscara (se por acaso alguma mulher entrar e for descoberta, é expulsa à base de dedadas) e os vuminês, que mais parecem rodas de pogo dentro das casas que são invadidas nas madrugadas, pelos primeiros cortejos da festa. À noite, muito techno brega, melody, zouk, cacicó e essas músicas que só tocam no Norte do Brasil, tudo isso à base de gengibirra, bebida feita de cachaça e gengibre. Dois copinhos e tu já tá doidão!


Infelizmente não há pousadas por lá, só uns quartinhos muito rústicos que os moradores alugam na época da festa.
Talvez, pra quem não mora em Macapá, possa parecer nada vantajoso fazer todo esse corre pra participar da festa de São Tiago... mas eu tive a sorte de estar morando em Macapá e fui conferir de perto. Como diria os amigos portugueses que faziam um documentário por lá: “Festa de São Tiago, é grande cena.”


Quando: 16 a 28 de julho

Onde: Mazagão Velho, distrito de Mazagão há umas 2 horas e meia de carro de Macapá.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/alexsilveira

Nenhum comentário: