7.7.09

Invasão Potiguar: bolachas Xubba Noize

Dia desses recebemos em mãos esses quatro disquinhos lançados pelas bandas locais Distro, Fewell e Calistoga! Para nós do Lado[R] é sempre uma imensa satisfação ganhar presentes e, como forma de retribuir o agrado, mandamos aqui as resenhas dessas deliciosas bolachinhas que acabaram de sair do forno. Enjoy it!




Distro – Chocolate with pepper [Xubbamusik | Noize] >>> Por Rafael F.
Acredito que dessa vez os caras acertaram em cheio! Conhecendo as preferências musicais do quarteto e a vontade da banda em se aproximar das suas maiores referências concluo que Chocolate with pepper é a maturação do doce sonoro que a banda buscava há algum tempo. O disco separado em dois volumes [o disco azul mais apimentado e o disco vermelho mais adocicado], contendo cada um três faixas, aponta para atmosferas sonoras minimamente distintas, mas que se aproximam quando os assuntos são boas melodias de vocais e riffs criativos de guitarra. Penso que os vocais em inglês desse novo disco, ao contrário dos anteriores, foi o toque estético que faltava para o encontro mais harmônico entre a “guitarrada” e o campo de vocalização. Ao final e ao cabo temos um disco que agrada os ouvidos amaciados com a vasta produção musical “alternativa” dos anos 90.

[+] www.myspace.com/distrorock



Fewell – S/T [Xubbamusik] >>> Por Rafael F.
Nesse segundo trabalho do grupo percebemos as mudanças qualitativas alcançadas pelos jovens rapazes. Mudanças essas que faz hoje do Fewell uma das maiores promessas do rocknroll poptiguar. Falo sem medo que o álbum homônimo é um dos melhores registros que já ouvi de uma banda por esses lados do continente. Gravação impecável, arranjos muito bem executados e timbragem invejável. Sem exageros o EP é candidato ao melhor álbum de rock de 2009 da terra dos comedores de camarão. Quatro faixas que merecem ser ouvidas de forma atenta. Sem mais delongas, comprovem se estou delirando.

[+] www.myspace.com/fewellmusic



Calistoga – Still Normal [Xubbamusik | O Farol Discos | Noize] >>> Por Leandro Menezes
À primeira audição, esse novo EP do Calistoga pode até parecer uma continuação do EP anterior dos caras, Normal's People Brigade, caso esse disco tivesse sido um full lenght. Até o título do disco nos leva a crer nisso. Mas depois de ouvir essa bolachinha algumas vezes fica claro que Still Normal, apesar do nome sugestivo, representa uma nova fase na carreira dos Calisboys. Na verdade é a confirmação de que a banda continua trilhando o mesmo caminho sonoro de antes, só que com um pouco mais de ousadia e amadurecimento (sic!). Técnicamente falando, é claro que Still Normal não é nenhuma obra-prima, faltou um pouco de esmero na hora de "fechar" o disquinho. Talvez isso tenha acontecido devido a uma certa urgência que os caras tinham, afinal, uma tão sonhada turnê os esperavam no Sudeste nas vésperas de terminarem as gravações. Mas nada que comprometa a audição das cinco músicas que, por sinal, estão excelentes. Destaque para Feels so Real (que tem uma melodia pegajosa e uma cadência fugaziana nas partes mais calmas, chegando a soar pop em seu ápice) e Insecure (em seus segundos iniciais denuncia uma clara referência, acredito eu, ao QOTSA! Perfeito!). O disco todo está repleto de 'homenagens' sonoras, que dessa vez vão além do At the drive in e Mars Volta, bandas que sempre são associadas ao som que o Calistoga vêm fazendo.

[+] www.myspace.com/bandacalistoga

Um comentário:

Xubba Musik disse...

Massa boys as resenhas, curti!!!

=***

rafaum