26.1.09

Big up to 2009!

Por Leandro Menezes



Para quem ainda tinha alguma esperança de chegar aqui e ver esse blog atualizado, suas preces foram atendidas! Quem diria, estamos de volta... pelo menos é o que esperamos. Mas é verdade mesmo, as coisas parecem que estão para mudar – e melhorar. Será? Bem, o certo é que já era hora, nossas engrenagens estavam praticamente enferrujadas, devido o desligamento dos motores no período de férias de fim de ano. Sabe como é, verão nordestino é complicado, praia, calor, água fresca e pouca sombra e muita maresia. Com tanto sol na
mulêra, fica difícil raciocinar por aqui.


Dadas as indevidas desculpas, esperamos mesmo estar digitando semanalmente por aqui. Apesar do Carnaval, que está para chegar, prometemos não vacilar. Se pá, rola até uma cobertura em tempo real do melhor do carnaval pernambucano. Não resta dúvidas de que as ladeiras olindenses, assim com as antigas ruas do Recife nos aguardam cheias de saudade que como sempre nos puxará do jeito que der. O resto da música vocês já sabem. Tomar umas e outras de cana, pois a grana tá curta, mas tudo bem também, afinal, a vida errante acaba nos ensinando esse tipo de coisa, que as adversidades estão aí para serem superadas.

Esquizôfrenias textuais à parte, esse final de semana foi muito bacana para o pessoal do coletivo Noize aqui em Natal, RN. Na verdade, o motivador desse post é a resenha feita por Rafael F. do segundo evento organizado pelo coletivo, que é formado por uma verdadeira corja de músicos, suas respectivas bandas, amigos fotógrafos, entusiastas do audiovisual local e demais chegados. Não lembro bem se já explicamos aqui qualé a desse Noize, na falta da certeza resolvi fazer esse comentário sucinto do que é a parada. Para quem não tá entendendo nada, clica aqui e tenta descobrir. Aproveitando essa coisa que chamam de ensejo, alguns editores desse blog/fanzine estão envolvidos nessa formação de quadrilha. Se tu foi nesse link acima e mesmo assim continua sem entender nada, fica frio que aos poucos você vai sacar a estória como é.

E eu ia dizendo que rolou um evento amusante organizado com muito carinho pela galera Noize, certo? Pois bem, a festa contou com as bandas Dombem(RN), Nautilus(SE), Civaia(PE) e Gigante Animal(SP) e todas elas, sem exceção, se garantiram em suas apresentações, sem encheção de saco alguma. Para poder dizer isso é necessário tentar entender a lombra de cada banda em sua respectiva apresentação. É claro que é impossível agradar a todos e em todo evento é quase certo que alguma banda, dentre as escaladas, vá passar embaixo na crítica malha fina de uns e outros. Nem sempre é fácil engolir tudo, mas confesso que esse domingo foi uma excessão, e nem foi preciso se esforçar muito para sacar que o Centro Cultural Dosol inteiro estava curtindo cada música que foi tocada lá. Rolou uma energia positiva no local e o espírito de "união faz a força" do coletivo contagiou o público de certa forma, temperando ainda mais essa salada roqueira. No final ficaram todos satisfeitos, bandas, público e todos os envolvidos com a festa.

Abaixo segue uma breve resenha desse rock, escrita por Rafael F. especialmente para o blog do coletivo Noize. E antes que eu esqueça, vida longa ao coletivo Noize!




Domingo Gigante





[Resenha] Rafael F.
[Fotos] Jomar Dantas


Mais uma tarde de domingo no Centro Cultural Dosol. Clima ameno, casa arrumada, belos quadros de
Letícia Paregas decoravam o ambiente, tudo no seu devido lugar para receber a turnê nordeste do Gigante Animal. Graças à ação do coletivo Noize em parceria com o Dosol, tivemos o prazer de sentir/ver/ouvir um dos domingos mais felizes ­– e aqui falo de felicidade sonora – que nossa cidade já presenciou.

É nesse ritmo, quando o sol começou a se esconder, que os potiguares do Domben destilaram a sua sonoridade regada a um tempero leve e agradável de ouvir. Engraçado é que os caras tocam pouco por aqui, mas, quando tocam, costumam deixar no ar a sensação que a banda está amadurecendo. O show de ontem foi, sem dúvida, a melhor apresentação dos caras. Esperamos ver mais vezes a galera do Domben em outras oportunidades.
A noite segue com uma boa surpresa vinda de Aracaju. Falo dos camaradas do Nautilus, que não estavam escalados para esse evento, mas apareceram na cidade na humilde e mandaram um rock influenciado pelo o que há de melhor do indie anos 90. Sonoridade redondíssima, belas canções e o prazer de ver a alegria dos caras tocando. Voltem em breve!

Dando seqüência, os pernambucanos do Civaia. O C.C. Dosol ficou pequeno para receber os 8 integrantes. Isso não foi problema. Acho que os caras estão acostumados e não se intimidaram na hora de tocar. Explosão sonora, experimentalismo rockeiro sem medo de ser feliz. Os pernambucanos sabem bem como fazer isso. Com os amplificadores aquecidos sobe ao palco para fechar a noite o Gigante Animal(SP). Os caras estão na estrada se divertindo e desbravando o Nordeste. Numa simplicidade digna de respeito, tocaram as músicas presentes nos 3eps do grupo. Pelo que percebi poderiam passar horas ali. É complicado dizer/escrever quais sensações se tem ao ver uma banda na qual você se identifique antes de conhecer e presenciar os caras tocando. Valeu Gigante.

Sem mais delongas: Parabenizar a iniciativa, coragem e determinação do coletivo Noize; aos amigos presentes que são testemunhas vivas da positividade do rolé e em especial congratulações a Letícia Paregas com seus belos desenhos e as bandas Domben, Nautilus, Civaia e Gigante Animal. Mandaram ver, colorindo mais um domingo acinzentado de fim de janeiro.




[+]
http://www.coletivonoize.blogspot.com
http://www.flickr.com/photos/green_bigapple [Letícia Paregas]

http://www.myspace.com/giganteanimal
http://www.myspace.com/civaia
http://www.myspace.com/bandadomben

Nenhum comentário: