4.8.08

Ent[R]evista : Ney hugo [Festival Calango 2008]



Por Leandro Menezes

Em 2008 o Festival Calango está se concretizando como um festival completo! Graças ao pessoal do Fora do Eixo + Espaço Cubo e toda sua rede de colaboradores, hoje Cuiabá conta com um coletivo de pessoas que movimentam uma rede de trabalhos na cidade(e não só nela), que vão desde a implementação de projetos sociais e shows de rock, até eventos culturais dos mais diversos. Todo esse trabalho é feito com muito cuidado e organização. E todas essas diferentes ações em conjunto fortalecem também a concretização do Festival que hoje é referência em todo país.
Talvez seja por isso que a capital do Mato Grosso esteja vivendo um ótimo momento. Boas Bandas pipocam por lá, de todas as vertentes e sonoridades. Macaco Bong, Vanguart e The Melt são as que puxam a boiada, mas tem muito mais coisas legais saindo do Pantanal musical brasileiro. Essas três bandas citadas estarão engrossando o caldo do Festival, e o Calango ainda promete uma ruma de coisas legais. Basta você dar uma sacada na programação desse ano: está simplesmente fodástica. Pena que Cuiabá não fica perto daqui...
Andei trocando uma idéia rápida com Ney Hugo, uma das pessoas que movimentam as coisas por lá, pra saber qualé a cara desse Calango. Nas horas vagas Ney também é baixista do Macaco Bong.


Macaco Bong: uma das pratas da casa!

Leandro: Imagino que a correria tá grande, mas tenho que te incomodar aqui, queria te fazer aquelas perguntinhas...

Ney Hugo: Vambora!


Me fala como é realizar um Festival como o Calango?

Cara, é foda. Poder fazer parte da organização de um festival que é realizado de maneira coletiva, e ainda expande esse tipo de conceito para dezenas de outros estados, no caso, inseridos no Circuito Fora do Eixo. Uma das coisas que mais chamam a atenção nesse trabalho é o fato de a "remuneração" ser feita através dos sistemas de créditos Cubo Card e Fora do Eixo Card. Uma viabilidade ao pouco capital que ainda gira no mercado da cultura independente, que ainda é um mercado em construção.


Agora você vai ter que explicar pra gente o que isso significa e como se viabiliza...

Esse ano os inscritos pro Congresso Fora do Eixo estão ganhando cards para usar com hospedagem e alimentação... Isso sem contar os serviços que podem ser usufruídos na própria estrutura do Cubo, como serviços de assessoria de imprensa, de distribuição, estúdio de ensaio, estúdio de gravação... e agora com a expansão para o Fora do Eixo Card, as bandas, produtores, enfim, poderão usufruir da estrutura de todos os coletivos integrados ao circuito, o que inclui todas as regiões brasileiras e quase todos os estados.


Não conheço nenhum outro festival que trabalhe com esse tipo de proposta, se eu não estiver enganado... Como vocês conseguiram fazer isso?

Cara, com dedicação diária... todas as pessoas que trabalham no Espaço Cubo trabalham exclusivamente com isso e vai na questão de ocupação de espaço. No começo funcionava apenas com a estrutura do Cubo. Hoje já se expande para demais coletivos fora do eixo e para a iniciativa privada.



Vanguart joga em casa e dispensa comentários


Falando da festa agora, esse ano o Festival Calango trás uma dos melhores escalações que eu já vi em um festival independente...

Esse ano será o maior calango de todos. Conseguimos uma parceria com o Sebrae e com a Petrobras.


E a responsa de trazer bandas como Hurtmold, Walverdes, Pata de Elefante... bandas de todas as regiões do país e até da gringa?

É grande... tem que correr tudo certo porque muitos olhos estarão voltados pra cá. Mas, ao mesmo tempo, esses anos todos de realização, desde 2005 com programação nacional e 100% de bandas independentes, conquistou um certo respaldo. Hoje muitas bandas procuram o festival.


Você também acha que o calango foi responsável por colocar Cuiabá de vez no mapa do cenário independente nacional?

O calango abriu portas pra cultura independente do estado a nível nacional. Muito pela questão das artes integradas.


O festival não se restringe apenas aos três dias de rock`n roll, tem as palestras, trabalhos juntos as escolas para formação de público... muita coisa.

Aí segmentos como literatura, tattoo, moda, artes cênicas entram na jogada. A cultura de Cuiabá vive um momento muito foda. O Calango começa já na terçam com o Congresso Fora do Eixo...


Saiba [+] sobre o Calango:

www.festivalcalango.com.br

www.foradoeixo.org.br

www.espacocubo.blogger.com.br

www.cubodeensaio.blogger.com.br



O Hurtmold é uma das grandes atrações do Festival!

Um comentário:

Cativa disse...

massa! :)
Pri